Montibeler Equipamentos
Telefone Montibeler Equipamentos (47) 3336-5923
NOTÍCIAS

12/11/2012 - Excesso de Atenuação também é Perigoso

 
                 Os protetores auditivos são os únicos entre os equipamentos de proteção individual que ao proteger nossa saúde nos tornam parcialmente surdos. Isto pode levar a complicações não encaradas com outros equipamentos de proteção, chamadas de superproteção. Os riscos de superproteção são muito reais, e as consequências podem ser catastróficas. Um colaborador que não pode ouvir o sinal de alarme de um caminhão ou de uma peça de um equipamento pesado se movimentando pode estar em sério perigo.
                  As consequênciais são comuns e problemáticas. Os colaboradores que não podem ouvir enquanto trabalham provavelmente cometerão mais equívocos que aqueles que podem se comunicar naturalmente com seus supervisores e colegas de trabalho. Além disso, estudos demonstraram que os colaboradores que não podem se comunicar claramente ou efetivamente com seus colegas tendem a sentir-se mais isolados no trabalho e provavelmente estarão menos felizes e serão menos produtivos.
Reconhecer Superproteção
Então, o que é superproteção? Como não há regras sólidas e rápidas, qualquer proteção que reduz níveis de ruído muito abaixode 85 dB (máxima exposição diária permissível de 8h, conforme NR-15) que interfere com a comunicação, pode ser considerado como superproteção. Por exemplo, utilizar adequadamente um plugue com NRRsf = 19dB para se proteger contra níveis de ruído de 85 dB, claramente se qualifica como superproteção. É preciso também ter em mente que colaboradores que já possuem algum grau de perda auditiva serão mais suscetíveis à superproteção. O protetor auditivo ideal leva os níveis de ruído perigosos a um limite administrável de 70-85 dB.
 
Para se proteger contra a superproteção, recomendamos seguir os passos abaixo:
 
1) Conheça os Níveis de Ruído: Conhecer os níveis de ruído nas suas instalações, é essencial especialmente nas áreas em que outros perigos estão presentes. 
2) Selecione a Quantidade Correta de Atenuação: Selecione protetores auditivos que oferecem níveis corretos de proteção para seu ambiente. Selecione um produto que reduzirá a exposição dos seus colaboradores a um nível seguro, sem reduzir os níveis do ambiente muito abaixo de 85 dB.
3) Compreenda os Riscos: Assim como em qualquer programa de segurança, garanta que seus colaboradores compreendem os riscos. Já é suficientemente difícil fazer os trabalhadores compreenderem os riscos de ruídos nocivos, mas precisamos também fazê-los compreender que mais proteção nem sempre é melhor.
 




Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1691 - Bairro Itoupava Norte - CEP 89052-381 - Blumenau - SC - Fone: 47 3336-59-23
Todos os direitos reservados © 2017 Montibeler Equipamentos de Segurança
Preencha o formulário abaixo e responderemos o mais breve possível no seu e-mail.